Prezados colegas cirurgiões,

Em 31 de agosto e 1 de setembro de 2018 teremos a nova edição do Congresso Paulista de Cirurgia (XXI Assembleia Cirúrgica do CBC – SP) no Centro de Convenções Rebouças. Esse tradicional congresso congrega cirurgiões do estado de São Paulo bem como de estados vizinhos e tem se firmado com importante fórum de discussão dos atuais problemas enfrentados pelo Cirurgião Geral em nosso meio.

Os principais temas que orientam as atividades do Cirurgião Geral serão esmiuçados nesses dois dias: novos protocolos e condutas no atendimento ao paciente politraumatizado, recentes inovações no tratamento das hérnias da parede abdominal,  uso da tecnologia e das redes sociais no dia-a-dia do cirurgião, sistematização do tratamento das afecções oncológicas, urgências cirúrgicas abdominais, dentre outros.

Diante da complexidade das relações entre os cirurgiões e o mercado de trabalho, torna-se importante discutir medidas que possam auxiliar nossa prática diária garantindo qualidade e segurança ao paciente. A implementação de protocolos baseados na análise critica da literatura e adoção de sistematização no atendimento são os fatores que podem nos levar a melhoria dos resultados de nossa prática cirúrgica.

Também teremos programação específica para alunos de Medicina e Residentes de Cirurgia que desejem apresentar trabalhos durante o Congresso.

Além da programação científica temos a disposição dos congressistas toda a gama de entretenimento que a cidade de São Paulo oferece, além da inigualável gastronomia de todo o mundo.

Convido a todos os membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões a comparecerem ao Congresso Paulista de Cirurgia para juntos melhorarmos a prática cirúrgica em nosso meio.

Aproveitem São Paulo !

TCBC Carlos Eduardo Jacob
Mestre do Capitulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
(Biênio 2018 – 2019)