E- PÔSTER

Para participação no congresso com apresentação de E-Pôster, você deve enviar os arquivos através da plataforma online de acordo com seu tipo de trabalho:

E-PÔSTER ARTIGO ORIGINAL

Envio de 1 arquivo PDF + 1 arquivo MP3 com tempo máximo de 3 minutos, que serão apresentados no dia, hora e sala já informados. Após a apresentação o autor terá 7 minutos de discussão ao vivo.

E-PÔSTER RELATO DE CASO ESPECIAL

Envio de 1 arquivo PDF + 1 arquivo MP3 com tempo máximo de 3 minutos, que serão apresentados no dia, hora e sala já informados. Após a apresentação o autor terá 7 minutos de discussão ao vivo.

1 arquivo com o trabalho completo escrito de acordo com as normas da revista de relatos de casos do CBC.

E-PÔSTER RELATO DE CASO

Envio de 1 arquivo PDF + 1 arquivo MP3 com tempo máximo de 3 minutos, que ficarão expostos no site do congresso durante o período do E-CBCSP.

Formatação:

Coloque o título do seu trabalho acadêmico, em seguida identifique os autores e a instituição onde o trabalho foi realizado.

Utilize o espaço do corpo do pôster para colocar as informações do seu trabalho de maneira clara e objetiva, utilizando gráficos e imagens.

Atenção: não utilize imagens que contenham a identificação do paciente e, no caso de fotos de procedimentos, utilize método para preservar a identificação do paciente.

Em seguida, revise seu trabalho. Veja se as informações que foram apresentadas estão corretas, formatadas e sem erros gramaticais.

Para salvar o seu arquivo. Utilize a aba “arquivo”, e clique na opção “Salvar como Adobe PDF”. Escolha o local e clique em salvar.

Você também pode enviar seu pôster pronto em formato .PDF (configurar página para o tamanho de 90cm de largura x 120cm de altura).

Lembre-se que para participar do congresso com seu e-Pôster, você deve enviar 2 arquivos: 1 arquivo .PDF contendo o e-Pôster + 1 arquivo MP3 contendo o áudio da sua apresentação com tempo máximo 3 minutos.

Gravação do áudio

O áudio pode ser gravado utilizando o computador ou o seu celular, lembrando que o arquivo deve ser salvo na extensão .MP3 e ter no máximo 3 minutos de duração.

Caso esteja utilizando o computador você pode utilizar o software gratuito Audacity, disponível para download no Windows, MacOS ou Linux.

Para baixar, acesse o site audacityteam.org/download. Escolha sua plataforma e baixe o executável. Em seguida instale a ferramenta e abra a interface.

Para começar a gravação, clique em “gravar”. Faça a sua apresentação e ao finalizar e clique em “parar”. Para exportar, clique em “arquivo”, vá em exportar, e clique na opção “exportar em mp3”. Escolha o local e salve.

Esta tela contém algumas informações adicionais, entretanto seu preenchimento não é obrigatório. Aperte ok e aguarde a exportação.

Outra opção é utilizar o gravador de voz do seu computador, em seguida fazer a conversão para o formato MP3 utilizando o site convertio.com. Selecione a extensão atual do arquivo e o novo formato de saída .MP3. Clique em converter.

Caso prefira fazer a gravação no celular, visite a loja de aplicativos no seu dispositivo, IOS ou Android, e procure por MP3 recorder, faça o download e grave utilizando seu smartphone.

Caso conheça outra ferramenta, fique a vontade para utilizá-la para gravação, mas lembre-se: é imprescindível que o arquivo seja salvo na extensão .mp3 e tenha no máximo 3 minutos.

Algumas observações:

  1. É importante reforçar que o padrão de dimensões do banner deverá ser mantido, neste caso 90cm de largura x 120 cm de altura.
  2. Não esqueça de deixar o seu conteúdo alinhado à esquerda para facilitar a leitura.
  3. Ao colocar uma imagem dentro do arquivo é importante ressaltar que algumas delas podem estar pesadas, por isso reduza a imagem usando os pontos das extremidades e em seguida vá na aba “formato da imagem” e clique em “compactar imagem”. Confirme.

VÍDEO LIVRE

Para participação no congresso com apresentação de Vídeo Livre, será necessário enviar o arquivo do vídeo através da plataforma online, com duração de 7 minutos, que será apresentado na sala, data e hora já informados. Após a apresentação o autor terá 3 minutos de discussão ao vivo.

Você pode enviar o arquivo de vídeo de 2 maneiras:

1a opção: enviar o vídeo editado já com áudio da apresentação em formato MP4, duração máxima 7 minutos

2a opção: enviar o vídeo editado sem áudio da apresentação em formato MP4 e outro arquivo MP3 contendo o áudio da apresentação, duração máxima 7 minutos

Gravação do áudio MP3

Caso seu vídeo não tenha áudio, observe abaixo as orientações para criação do seu arquivo de áudio para apresentação:

Você pode gravar o seu áudio utilizando o computador ou o seu celular, lembrando que o arquivo deve ser salvo na extensão .MP3 e ter a mesma duração do seu vídeo, com no máximo 7 minutos.

Caso esteja utilizando o computador você pode utilizar o software gratuito Audacity,  disponível para download no Windows, MacOS ou Linux.

Para baixar, acesse o site audacityteam.org/download. Escolha sua plataforma e baixe. Em seguida instale a ferramenta e abra a interface.

Para começar a gravação, clique em “gravar”. Faça a sua apresentação e ao finalizar e clique em “parar”. Para exportar, clique em “arquivo”, vá em “exportar”, e clique na opção “exportar em mp3”. Escolha o local e salve.

Você pode escolher preencher algumas informações complementares caso queira, porém nesta tela não é obrigatório. Aperte “ok” e aguarde a exportação.

Outra opção, é utilizar o gravador de voz do seu computador, em seguida fazer a conversão para o formato MP3 utilizando o site convertio. Selecione o arquivo e o formato de saída .mp3. Clique em converter.

Caso prefira fazer a gravação no celular, visite a loja de aplicativos no seu dispositivo, IOS ou Android, e procure por MP3 recorder, faça o download e grave utilizando seu smartphone.

Caso conheça outra ferramenta, fique a vontade para utilizá-la para gravação, mas lembre-se: é imprescindível que o arquivo seja salvo na extensão .mp3.

TEMA LIVRE

Para participação no congresso com apresentação de Tema Livre, será necessário enviar o arquivo do vídeo contendo a sua apresentação de slides com áudio através da plataforma online, com duração de 7 minutos, que será apresentado na sala, data e hora já informados. Após a apresentação o autor terá 3 minutos de discussão ao vivo

Se a sua apresentação já está pronta no PowerPoint, clique na aba “apresentação de slides”, em seguida clique em “gravar apresentação de slides”.

Vai abrir o modo de gravação.

Certifique-se que seu microfone está habilitado, e que sua câmera foi desabilitada no canto inferior direito. Caso esteja tentando gravar com o seu microfone conectado e sua voz não está sendo captada, verifique se a saída de áudio está corretamente selecionada clicando na opção “configurações”.

Lembrete: Quando a apresentação começar a ser gravada, evite passar para o próximo slide enquanto você está falando, pois sua voz pode ser cortada na transição. Assim, programe tudo o que você vai falar em cada slide, de forma que, após o término da sua fala, você possa passar para o próximo slide. Atente-se a este detalhe para você fazer adequadamente a sua apresentação slide por slide. Uma dica interessante é escrever o que você vai falar em cada slide e ensaiar sua apresentação.

Para iniciar a gravação, é necessário clicar em “gravar vídeo”. Um contador de tempo será mostrado para indicar o início da gravação. Pronto, a gravação foi iniciada.

Inicie sua apresentação pelo título do trabalho, autores e instituição onde o trabalho foi realizado.

Em seguida, comente os demais slides com o conteúdo do trabalho, neste exemplo 1 e 2. Por último, comente a conclusão do seu trabalho no slide final, encerrando a apresentação.

Nesse momento você vai apertar em “parar” apresentação. Com a tecla “esc” saia do modo de gravação.

Quando você fizer isso vai aparecer no canto inferior direito um ícone indicando a gravação por slide, desta maneira é possível confirmar se todos os slides tiveram o conteúdo salvo.

Se ativar o outro modo de exibição de slides na parte inferior direita, notará que os slides que foram gravados terão um ícone no canto inferior direito mostrando que você conseguiu captar o áudio em sua apresentação.

Após, vá para a aba “arquivo”, e clique na opção “exportar”. Em seguida “criar vídeo”. Depois disso, certifique-se que as opções “full HD” e “usar narrações e tempos gravados” estão habilitadas como padrão de exportação.

Em seguida, clique em “criar vídeo”, será aberta a opção para escolher o local para salvar o arquivo, salve e aguarde a renderização.

Depois que a exportação foi finalizada, assista o seu vídeo e certifique-se de que o áudio e vídeo estão completos.

Atenção: É fundamental que a duração máxima do vídeo final seja de 7 minutos.

Caso esteja tudo pronto e correto, encaminhe o arquivo através da plataforma online.

Ressaltamos que estas instruções foram gravadas usando a versão do pacote office 365, caso esteja usando outras versões, poderá haver pequenas diferenças no processo.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

A secretaria da 22ª Assembleia Cirúrgica do CBCSP / Congresso Paulista de Cirurgia está à disposição para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades no preenchimento dos trabalhos, de 2ª. a 6ª. feira, das 9h00 às 17h00.

Secretaria Executiva: FPE EVENTOS

abstract@fernandapresteseventos.com.br
Durante a pandemia de COVID-19, atendimento home office de segunda a sexta, das 9:00 às 17:00.

(11) 94166-5049 e (11) 97595-5506