Trabalhos Científicos
Data limite para recebimento de resumos:
19/06/2022 Divulgação do resultado da avaliação: 26/07/2022 |
- Orientações
- Instruções para submissão de resumos
- Instruções para submissão de resumos II
- Premiação
- Informações e dúvidas
- Certificados
Plataforma de pôster eletrônico (e-pôster)
Lista de pôsters - parte 1
Lista de pôsters - parte 2
Orientações
O congresso será realizado em formato híbrido, portanto os trabalhos aprovados na modalidade Pôster, Tema Livre e Vídeo Livre serão expostos de forma virtual na área de trabalhos científicos da plataforma do congresso.
Instruções para submissão de resumos
1. Categorias e Normas Técnicas:
1.1. Ao cadastrar o trabalho, o autor deve assinalar, dentre as 4 (quatro) categorias, a forma de apresentação pretendida:
- e-Pôster (Artigo original)
- e-Pôster (Relato de caso)
- Tema livre
- Vídeo livre
1.2. A Comissão Organizadora dará prioridade à sua solicitação, entretanto reserva-se ao direito de alterá-la se julgar conveniente. O autor será notificado a tempo de preparar a apresentação.
1.3. Cada trabalho deverá, obrigatoriamente, enquadrar-se em uma das áreas de interesse selecionadas no formulário eletrônico:
- ESÔFAGO
- ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO
- CIRURGIA DA OBESIDADE
- COLOPROCTOLOGIA
- FÍGADO
- VIAS BILIARES
- PÂNCREAS
- HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL
- TRAUMA
- URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
- EDUCAÇÃO MÉDICA
- EXPERIMENTAL
- CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
- CIRURGIA PEDIÁTRICA
- CIRURGIA PLÁSTICA
- CIRURGIA VASCULAR
- TÓRAX
- TRANSPLANTES
- GINECOLOGIA
- UROLOGIA
- MISCELÂNEA
1.4. O limite de autores por trabalho é 8 (OITO).
1.5. Cada autor poderá cadastrar-se como apresentador em até 6 trabalhos científicos.
1.6. O autor apresentador do trabalho deve estar obrigatoriamente inscrito no congresso, porém o pagamento da inscrição pode ser feito posteriormente.
1.7. Para gerar o formulário de envio de trabalhos é necessário preencher a ficha de inscrição.
1.8. O autor poderá posteriormente voltar ao seu cadastro e efetuar o pagamento até o dia 23 de agosto de 2022 (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).
1.9. O resumo poderá ser revisado pelo autor a qualquer momento desde o início do processo até 12/06/2022 às 23:59 horas, data limite para o envio. Ao término do prazo de submissão não será permitido nenhum tipo de alteração, inclusão ou exclusão de dados.
1.10. Somente serão aceitos os trabalhos enviados pelo site do congresso.
1.11. Atenção: Os trabalhos enviados devem ser originais e de autoria própria; não serão aceitas discussões de artigos isoladamente. Caso seja constatado em qualquer momento algum trabalho que desrespeite estas ou outras normas do congresso, os autores poderão ser notificados e perderão direito ao certificado, além de estarem sujeitos a outras sanções de acordo com a legislação vigente.
1.12. A equipe do Congresso não fará quaisquer alterações ou revisões na redação dos trabalhos enviados.
1.13. A responsabilidade de conceitos ou asserções emitidas nos textos cabe inteiramente ao(s) autor(es).
1.14. Conforme a Resolução do CFM nº 1595/2000, não é permitida a publicação de trabalhos e matérias com fins promocionais de produtos e/ou equipamentos médicos.
1.15. Ao submeter o trabalho para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora da 23º Congresso Paulista de Cirurgia e todos os apoiadores do evento, a publicar ou divulgar o trabalho em âmbito nacional e internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
1.16. Após avaliação dos resumos pela comissão de trabalhos científicos do congresso, o autor responsável pelo envio, receberá e-mail informando a aceitação ou não do trabalho assim como sua forma de apresentação. Também serão enviadas instruções de preparo do material para envio.
1.17. Idioma: português.
Instruções para submissão de resumos II
2. Instruções para elaboração dos resumos:
2.1. Prepare seu resumo com até 3000 caracteres
2.1.1. Dados do Autor Apresentador: informações completas do autor responsável pela correspondência são necessárias (endereço, instituição, departamento, e-mail). Toda a comunicação será feita com o e-mail informado pelo autor correspondente.
2.1.2. Nomes dos coautores: Devem ser informados os nomes completos, pois preencherá os campos relativos à autoria e índice remissivo. Estas informações serão utilizadas para publicações e certificados, sem possibilidade de correção após o envio.
2.1.3. Campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um asterisco (*) no formulário eletrônico. Figuras ou gráficos não poderão ser adicionados ao texto do resumo.
2.2. Preparo do resumo de Tema livre e e-Pôster (Artigo Original)
Resumo: Até 3000 caracteres (sem incluir o título, autores e instituição), estruturado com:
- Objetivo: informar o objetivo da pesquisa, ressaltando a sua motivação;
- Método: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;
- Resultados: descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância;
- Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo.
- O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo.
- Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo
2.3. Preparo do resumo de Vídeo livre e e-Pôster (Relato de Caso):
Resumo: Até 3000 caracteres (sem incluir o título, autores e instituição), estruturado com:
- Introdução: Informar a motivação para o relato do caso e as bases da patologia apresentada;
- Relato de caso: descrever o caso numa sequência lógica de eventos diagnósticos e terapêuticos
- Discussão: informar a importância do caso descrito comparando seus achados com dados da literatura médica atual;
- O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo.
- Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo
Instruções aos trabalhos aprovados
Modalidade Tema livre e Vídeo livre - Apresentação Online
- A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos para exposição do trabalho e terá 03 minutos de debate. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo autor ou por um dos coautores obrigatoriamente inscritos no Congresso.
- Informações sobre o horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [MEUS TRABALHOS].
- Instruções para envio da apresentação do Tema Livre Oral e Vídeo
Informações importantes:
- Prazo de envio da gravação: 02/08/22 a 14/08/22 – exclusivamente pelo site do congresso;
Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente.
- As apresentações gravadas serão distribuídas na grade de apresentações de Temas Livres Orais e os autores que submeteram o trabalho receberão em sua área restrita no menu “Meus Trabalhos” o dia e o horário da sessão.
- Os autores dos trabalhos aprovados para esse formato de apresentação também receberão por e-mail as orientações de acesso para participar ao vivo da respectiva Sessão de Temas Livres Orais em que está alocado para apresentação.
- As apresentações ocorrerão no dia 25/08 , os horários das apresentações serão determinados pela Comissão de Trabalhos Científicos e não é possível solicitar a alteração da data de participação.
- A emissão do certificado da apresentação é condicionada ao envio da apresentação e participação na atividade ao vivo, respondendo aos comentários dos moderadores e do público.
- Todos os resumos aprovados para apresentação serão publicados no site do congresso.
Instruções para a preparação de vídeos
1. A gravação da apresentação do vídeo será de responsabilidade do autor.
2. Para a gravação você poderá utilizar a plataforma LOOM ou Power point Office 365 (apenas nessa versão é possível).
3. ATENÇÃO: Clique aqui e confira o arquivo em PDF com todas as instruções e detalhamento para que possa gravar o seu vídeo. É simples, porém deve-se atentar a alguns detalhes.
4. CONTEÚDO: Inclua na apresentação o mesmo conteúdo do resumo inscrito e avaliado previamente;
5. TEMPO DE APRESENTAÇÃO: máximo de 7min (vídeos com tempos excedidos serão desconsiderados);
6. Clique para fazer o Download do template com os slides que deverão ser utilizados na sua apresentação.
7.Para a forma de apresentação vídeo: realize a gravação de sua apresentação explicando o vídeo do caso aprovado.
- Instruções para envio do Vídeo
1. A opção para envio do vídeo ficará disponível na área restrita do autor, através do menu "Meus Trabalhos" em link específico.
2. Para acessar a sua área restrita siga o passo a passo abaixo:
- Entrar na sua área restrita com seu login e senha
- Clicar em “Meus Trabalhos”
- Ao lado do título do seu (s) trabalho (s), você terá disponível o campo para envio do link do YouTube {inserir vídeo}. (ver as instruções no PDF acima).
• Orientações gerais para envio dos vídeos:
* O título do Resumo deve ser idêntico ao título do arquivo do vídeo
* Os vídeos deverão ter duração máxima de 7 (sete) minutos.
* Formatos aceitos: MP4, MOV ou AVI.
* Só será aceito o envio do vídeo online através do link no Youtube.
* Os vídeos aprovados serão automaticamente enviados para a rede de audiovisual do congresso, sem possibilidade de edição ou correção.
* Os filmes que não respeitarem as regras acima serão automaticamente desclassificados.
* O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita.
* TRABALHOS APROVADOS PARA VÍDEO: O vídeo deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.
INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE
• Passo 1: Acesse o site www.youtube.com
• Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
• Passo 3: Faça login na sua conta.
• Passo 4: Clique no ícone da câmera "Criar" no topo da página à direita. Ele fica perto da barra de busca. Em seguida clique em [Enviar vídeos].
• Passo 5: Selecione o arquivo de vídeo ao clicar em [SELECIONAR ARQUIVOS].
• Passo 6: Selecione o arquivo de vídeo e clique em abrir.
• Passo 7: Insira os detalhes solicitados nas etapas [Detalhes] e [Visibilidade]. A informação necessária para envio inclui o título do vídeo e a descrição do vídeo.
o Passo 8: No campo [Visibilidade] escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa).
• Passo 9: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.
• Passo 10: Copie o Link do vídeo e cole no respectivo campo do formulário eletrônico do envio de trabalhos no site do evento.
Importante: O autor ou co-autor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
Modalidade E- Pôster
- O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
- Os trabalhos aprovados ficarão em exposição na plataforma virtual do evento, sem apresentação.
- Além do arquivo em PDF, o autor deverá enviar um áudio apresentando o trabalho, com duração máxima de até 3 minutos.
- Acessar o site do evento;
- Entrar na sua área restrita com seu login e senha;
- Clicar em “Meus Trabalhos";
- Ao lado do título do seu (s) trabalho (s), você terá disponível o link para envio do Power Point e o campo para o envio do áudio mp3.
Instruções para configurar seu e-pôster usando o Power Point:
• Prazo para envio: de 02/08/2022 a 14/08/2022 – exclusivamente pelo site do congresso. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
• O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
• Os trabalhos aprovados ficarão em exposição na plataforma virtual do evento, sem apresentação.
• A emissão do certificado é condicionada ao envio do slide do e-pôster e a participação no evento.
• A opção para envio do e-pôster ficará disponível na área restrita do autor que submeteu o resumo, através do menu [Meus Trabalhos].
• Utilize o template do congresso de acordo com o tipo de trabalho submetido (Pôster Não relato de caso ou Pôster Relato de Caso*).
• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Altura 25,4 cm x Largura 14,288cm. Orientação Retrato.
• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.
• Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos.
• Para enviar o e-pôster acesse o menu "Meus Trabalhos", em sua área restrita, e clique abaixo do título do trabalho no link: [inserir pôster].
• Após o envio, constará o link “[alterar pôster]”. É possível, caso necessário, fazer novo envio até o prazo final abaixo. Recomendamos salvar o novo arquivo com um nome diferente do que já foi enviado previamente.
• Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto.
• O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Os nomes dos autores e suas respectivas instituições devem ser escritos no local indicado. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
• Referências: colocar apenas as principais referências utilizadas.
• O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
Premiação
Os melhores trabalhos em cada categoria receberão o certificado correspondente. Trabalhos de maior destaque também poderão ser premiados com certificado de menção honrosa para cada categoria.
Informações e dúvidas
A secretaria da 23º Congresso Paulista de Cirurgia está à disposição para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades no preenchimento dos trabalhos, de 2ª. a 6ª. feira, das 8h00 às 18h00, através do e-mail: camila.mazotti@ccmgroup.com.br ou pelo telefone +55 51 99335-1242. (WhatsApp)
Certificados
Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
- O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso. Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.

- Abdome Agudo
- Avanços na Cirurgia Laparoscópica
- Bases da Cirurgia Robótica
- Câncer Colorretal
- Câncer Gástrico
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia Hepatobiliar
- Cirurgia Pancreática
- Cirurgia Robótica
- Cuidados Perioperatórios
- Doenças do Refluxo Gastroesofágico
- Doenças Orificiais
- Fístulas Pós-operatórias
- Gestão da Qualidade na Assistência Cirúrgica
- Hemorragia Digestiva
- Hérnias da Parede Abdominal
- Trauma


Conheça o local do evento
Centro de Convenções Rebouças
Vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Centro de Convenções Rebouças iniciou suas atividades em 1982. Especializado na locação de espaços para eventos dos mais variados portes, áreas e segmentos. Dispõe de 16 ambientes que atendem até 2.300 participantes, em uma área de 17mil m².
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